O Yoga
O que é o Yoga?
O yoga é considerado como uma das ciências mais antigas que se ocupa do homem na sua totalidade.
A palavra yoga tem um grande significado, provém do sânscrito e deriva da raiz yuj que significa “unir” “jungir” “concentrar” ou “controlar”. É também descrita como a união da consciência individual com a consciência universal.
O sábio Patanjali, que se estima ter vivido algum tempo antes do nascimento de Jesus Cristo, deu ao yoga um valor científico e sistemático através da sua obra - “Yoga Sutra” (sutra: linha, fio-condutor).
O raja yoga, também conhecido por ashtanga yoga de Pantanjali (ashta: oito, e anga: parte), divide o caminho em oito etapas, começando com as regras básicas de atitude e comportamento e terminando no Samadhi.
Yamas - Conduta social
Nyamas - Conduta interna
Asana - Prática física, posturas
Pranayama - Controle e expansão do prana, através da respiração – força vital, energia cósmica
Pratyahara - Abstracção dos sentidos
Dharana - Concentração
Dhyana - Meditação
Samadhi - Consciência transcendental – Meta do Yoga
A ciência do yoga começa a trabalhar no corpo físico, que é o aspecto mais externo da personalidade. Do corpo físico, o yoga passa para o mental e emocional.
A um nível mais pratico, o yoga é o meio de observar e equilibrar o corpo, a mente e as emoções, resultando num bem-estar total do Ser.
Existem vários tipos de yoga, permitindo uma escolha que combine com personalidade, objectivo, necessidade e possibilidade de cada um, tornando a prática acessível a toda a gente.
O yoga é muito mais do que exercícios físicos. É uma ajuda importante para se perceber o que é real, o que é necessário e, como implementar um estilo de vida que aceita e combina as realidades interiores e exteriores do nosso Ser, e da sua inserção no mundo actual.
Numa altura em que o mundo parece ter perdido os valores passados, sem conseguir definir novos, o yoga proporciona um meio para as pessoas se encontrarem com o seu verdadeiro Ser.