IA1_2020_05_31_25861_Copy.JPG

 

O Asana

 

O significado literal da palavra asana é “assento”.

O desenvolvimento do yoga em várias partes do mundo Ocidental, restringe-se em grande parte aos aspectos físicos, ou seja, na prática de asanas e pranayamas.

O bem-estar físico de um individuo é essencial para o seu desenvolvimento espiritual. Reconhecendo que a primeira condição da felicidade humana é a posse de um corpo saudável, o asana vai actuar nesse sentido.

Nos Yoga Sutras, Patanjali tem uma definição clara do asana, que diz “Sthiram sukham asanam YS, II-46” que significa ‘posição firme e confortável’. Nesta abordagem os asanas são trabalhados para desenvolver a capacidade de permanecer sentado, por um longo período, de forma firme e confortável para trabalhar a meditação.

Os Yogasanas tornaram-se ferramentas para uma consciência superior, fornecendo a base estável e necessária para a exploração do corpo, respiração, mente e estados superiores. Por essa razão, nos textos do hatha yoga, como o hatha yoga pradipika, a prática do asana aparece em primeiro lugar. Cada asana pressupõe determinados conteúdos e objectivos que, foram descritos de uma forma exacta nos documentos e escrituras fundamentais.

Muitos acreditam que os asanas são meros exercícios físicos. Não deixando de ser verdade, eles têm, no entanto, uma influência profunda no corpo, trazendo uma série de benefícios. Contudo, isso não transmite todo o seu significado, pois cada pessoa é composta por: corpo, mente e consciência, que se fundem para constituir todo o nosso ser.

Os asanas visam influenciar todos estes três aspectos, moldá-los e transformá-los num todo harmonioso. Não são meros exercícios físicos, mas sim, um estado do Ser, no qual se pode permanecer física e mentalmente estável, imóvel e confortável.

Os asanas são as “ferramentas”, que utilizadas de uma forma cuidadosa farão com que nos sintamos melhor, mais saudáveis e mais fortes, que sejamos mais permeáveis ao fluxo da energia vital e que desfrutemos do nosso corpo duma forma mais plena.

Os asanas têm imensos benefícios, mas um único objectivo, a estabilidade e o conforto na posição sentada para trabalhar a meditação.